Torre de Pisa, a famosa torre inclinada na Itália

Conhece a história sobre a Torre inclinada de Pisa ? Vou contar aqui para vocês, já que essa foi uma visita de nossas últimas viagens.

A Torre de Pisa está localizada na cidade de Pisa, na região da Toscana, Itália. É uma das estruturas mais famosas e reconhecíveis do mundo, pois é conhecida por sua inclinação característica, que a tornou um ícone arquitetônico global e um destino turístico popular.

torre-de-pisa
Torre de Pisa

A construção da Torre de Pisa

A construção da torre começou em 1173, mas devido a problemas de fundação e ao solo instável, a torre começou a inclinar-se logo após o início da construção da terceira camada de mármore, em 1178. Isso ocorreu porque a base da torre foi construída sobre solo argiloso, que não conseguia suportar o peso da estrutura.

A inclinação aumentou gradualmente ao longo dos anos, e foram feitas várias tentativas para corrigi-la, como, por exemplo, a remoção de solo sob um dos lados mais altos da torre. No entanto, essas intervenções às vezes tinham o efeito contrário, aumentando ainda mais a inclinação.

Mas a Torre de Pisa pode cair?

Embora o risco de colapso não possa ser totalmente descartado, as medidas tomadas até agora têm sido eficazes em garantir a estabilidade da Torre de Pisa.

Em 2001, reabriram a Torre de Pisa ao público após um longo período de fechamento para obras de restauração destinadas a garantir sua estabilidade. Engenheiros e arquitetos implementaram medidas para reduzir a inclinação da torre e evitar que ela caísse. Desde então, reduziram a inclinação em alguns centímetros, tornando-se mais segura para os visitantes.

Como visitar a Torre

Hoje, a Torre de Pisa é uma atração turística icônica, atraindo milhões de visitantes todos os anos. Além de admirar sua inclinação única, os turistas também podem subir os 294 degraus até o topo para desfrutar de vistas panorâmicas da cidade de Pisa e da paisagem em volta.

Para ser bem sincera, dessa vez, não animei para subir na torre, tanto pela sua inclinação que pode provocar um pouco de tontura, quanto pela fila de turistas que tinha para subir.

Visitar a torre por fora e tirar umas fotos engraçadas fingindo segura-lá, ainda é gratuito e foi o que nós fizemos mesmo com o tempo cinza e chuva. Porém, se você quiser subir, tem que comprar ingresso com hora marcada no site Opisa. Isto porque, apenas 30 pessoas sobem por vez.

A Torre de Pisa faz parte do complexo da Catedral de Pisa, que inclui a Catedral (Duomo), o Batistério e o Cemitério Monumental. Portanto, caso você queira visitar todos os monumentos, tem que comprar ingresso para cada um.

Torre-de-Pisa
Complexo da Catedral de Pisa

Resumindo sobre a Torre de Pisa

Além de seu apelo turístico, a Torre de Pisa continua a intrigar cientistas e engenheiros, que estudam sua inclinação e buscam maneiras de mantê-la estável. Ela permanece não apenas como um marco arquitetônico impressionante, mas também como um testemunho da habilidade humana em enfrentar desafios e perseverar frente à adversidade.

Para não ficar sem internet na sua viagem, baixe o chip virtual. Para saber mais, leia o post eSIM (chip virtual) nas viagens internacionais. E ainda, leia também como arrumar mala de viagem: 6 super dicas.

Apesar do dia estar chuvoso, valeu muito a pena a visita. Minha pequena adorou! Tenho certeza que não irá esquecer e nem confundir com outras cidadezinhas da região. A Torre de Pisa é uma estrutura bem peculiar e marcante. Comenta se você já foi e o que achou dessa torre e de todo visual do complexo.

E, se você quiser conhecer um destino muito interessante na Europa, veja esse post sobre Capela dos Ossos, na cidade de Évora, em Portugal.


Descubra mais sobre De Malas Prontas

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *