O que fazer em Teresópolis: passeios incríveis em Terê

Se você não sabe o que fazer em Teresópolis, confira nesse post excelentes opções de passeios pela famosa e querida “Terê”, no Rio de Janeiro .

Em primeiro lugar, vale dizer que Teresópolis é uma cidade localizada na região serrana do Rio de Janeiro e é conhecida por suas belas paisagens naturais e clima ameno. Portanto, é um destino perfeito para quem busca tranquilidade e contato com a natureza, além de ser um ótimo destino para viajar em família.

A saber, são cerca de 97 km de distância da capital carioca. Contudo, vale dizer que a Serra é bem sinuosa, podendo ter bastante neblina, o que deixa a viagem um pouco mais lenta.

Só para exemplificar, na última vez que fui, havia uma reforma na estrada, então fechava um lado da pista e depois alternava. Com isso a viagem levou cerca de 2 horas, saindo do aeroporto Santos Dumont. Mesmo assim, a melhor opção é viajar de carro para esse destino. Tire suas dúvidas nesse post sobre locação de carro, caso precise alugar.

Enfim, vamos às sugestões sobre o que fazer em Teresópolis! Tenha certeza que você vai adorar passar ao menos 1 final de semana por lá.

O-que-fazer-em-Teresopolis

Parque Nacional da Serra dos Órgãos

O Parque Nacional da Serra dos Órgãos é um dos principais pontos turísticos de Teresópolis e oferece diversas opções de trilhas para caminhadas, cachoeiras e mirantes com vistas incríveis. É uma ótima opção para visitar com a família e aproveitar a natureza.

Antes mesmo de entrar no parque (entrada de Teresópolis ) fica uma cascata e as pessoas têm acesso gratuito. Aliás, esse parque tem entradas não apenas por Teresópolis, mas também por Petrópolis, Guapimirim e Magé.

Vale ressaltar que é possível fazer a travessia de Teresópolis até Petrópolis por dentro desse Parque. No entanto, reserve 3 dias apenas para essa aventura. Além disso, é mais do que indicado contratar um guia, especialmente se você não tiver experiência nesse sentido.

*Consulte o site oficial do Parque para informações de horários e lotação máxima aceita.

Pedra do Sino

A Pedra do Sino é uma das montanhas mais altas da região e oferece uma trilha desafiadora para os aventureiros de plantão. É uma opção para os fortes, com a recompensa de aproveitar a vista panorâmica da região. Aliás, trilhas não vão faltar nessa cidade, inclusive dentro do Parque da Serra dos Órgãos. Basta escolher a sua preferida.

Mirante do Soberbo em Teresópolis

O Mirante do Soberbo é um dos pontos turísticos mais famosos de Teresópolis e oferece uma vista incrível da cidade e da região serrana. Definitivamente, é perfeito para tirar belas fotos e apreciar a paisagem.

Inclusive, é do Mirante do Soberbo, que fica na entrada principal de Teresópolis, que temos a vista da famosa escultura natural Dedo de Deus (1.692m altitude).

Aqui cabe uma curiosidade: na verdade, o Dedo de Deus está localizado na cidade vizinha de Guapimirim, que fica aos pés da Serra – mas é conhecida como símbolo de Terê.

Se você quiser aproveitar para uma pequena caminhada, pode estacionar o carro próximo a feirinha e andar por cerca de 2,5km até la (aproximadamente 25 min).

Feirinha do Alto (Feirarte)

A Feirinha do Alto é um ótimo lugar para fazer compras de artesanato e produtos locais. Além disso, há diversas opções de restaurantes e cafés para aproveitar com a família.

Aliás, “feirinha” deveria ser só o nome, porque ela é bem extensa, sendo dividida por setores e cores. O meu setor favorito foi o vermelho, com opções de linguiças recheadas, queijos, sabonetes super cheirosos em formato de fruta, artesanato em geral, bolsas e tudo para Pets (até capa de chuva!).

Tem um pequeno Parque nessa Feirinha que pode ajudar a distrair as crianças menores. Ademais, ainda para entreter os pequenos, nos mesmos dias em que a feirinha abre tem tb um trenzinho com personagens infantis e que passeia pela cidade.

Por todo o espaço tem atrações culturais, como pocket shows que acontecem na feira. Inclusive, anteriormente, A Feirinha do Alto acontecia apenas nos feriados e fins de semana, porém, neste momento, está aberta diariamente.

Por fim, vamos valar de refeição? Há uma Praça de alimentação no lugar, porém, em frente se encontra a Rua principal com opções como Novilho, Viva Itália, além da praça de alimentação do Shopping Camary. A 1 quadra dali. tem ainda o Dom Sabor, excelente local para comprar massas, tortas e sopas congeladas além de outros pratos e só aquecer no microondas.

o-que-fazer-em-Teresopolis

O que fazer em Teresópolis: Granja Comary

A Granja Comary é a sede da seleção brasileira de futebol e fica localizada em Teresópolis. Nela fica o Centro de Treinamento da nossa seleção e a sede da CBF.

Quando os jogadores não estão concentrados, é possível visitar algumas partes da Granja, entretanto é necessário estacionar o carro por perto e entrar a pé. Destaque para o Lago na entrada.

Horto Municipal

O Horto Municipal é um lugar bacana para quem gosta de plantas e natureza. O local tem diversas espécies de plantas, árvores e flores, além de opções de lazer, como playground e pista de skate. Vale a visita, especialmente se você quiser um local calmo com as crianças.

Cachoeira dos Frades

A Cachoeira dos Frades é uma das mais belas cachoeiras da região de Teresópolis e oferece uma ótima opção para um dia de aventura em família. Com trilhas ecológicas e piscinas naturais, é ideal para quem quer se refrescar em meio à natureza – isso se você não for no inverno!

Parc Magique em Teresópolis

Certamente, esse será um local interessante se você viaja com crianças. Isso porque, esse parque é um parque temático infantil dentro do Resort Le Canton, mas também aberto a não hóspedes.

E uma informação importante: é coberto, o que faz muita diferença em uma cidade serrana, afinal, os dias podem ser bem frios ou chuvosos.

Atualmente, o site do Parc Magique notifica que o mesmo fica fechado às segundas, quartas e sextas para manutenção. Quanto aos valores dos ingressos, eles custam R$ 65,00 para crianças de 5 a 12 anos e R$ 75,00 a partir de 13 anos.

O que fazer em Teresópolis? Comer e Beber bem!

Sim, é inegável que Terê é um excelente lugar para comer bem e provar as famosas cervejas artesanais.

São diversos restaurantes, mas quero destacar 2 espaços extremamente charmosos que valem a pena mesmo que seja apenas para conhecer. São eles:

Viva Itália em Teresópolis

O Viva Itália é um lugar lindo e, diga-se de passagem, com comida deliciosa. São 3 espaços interligados: cantina, gelateria e empório. Ao centro comum entre eles, existe uma pracinha, bem no estilo italiano.

Nesse complexo gastronômico, você se sente em uma vila italiana.

O restaurante É Vero é uma cantina encantadora, com massas artesanais e ingredientes de primeira. Destaque para as pizzas assadas no forno a lenha, no período da noite.

Já o Mercatto Pastifício é um empório com diversos ítens gourmet da cozinha italiana.

E, para finalizar, você pode provar sua sobremesa da Fabbrica del Gelato em alguma mesinha na praça de inspiração Toscana, antes de jogar sua moeda na fonte presente no espaço.

Vila St Gallen

Tanto quanto o complexo anterior, aqui no Vila St Gallen também temos um espaço temático. Dessa vez, abrangendo também a cultura cervejeira.

Com inspiração nas construções européias, o espaço conta com restaurantes alemão, italiano, foundee, chocolateria, doceria e, claro, Cervejaria.

Inclusive, é possível fazer um tour para aprender sobre a fabricação da cerveja Terezópolis, com direito à degustação. Portanto, se você gosta de cerveja, esse tour é super recomendável.

Onde Ficar em Terê

Em Teresópolis, há vários tipos de locais para se hospedar, a depender do estilo de viagem que você está fazendo. Vamos à algumas sugestões:

Le Canton

Na verdade, é um complexo de hotéis, inclusive onde fica localizado o Parc Magique, portanto bem interessante se você viaja com crianças pequenas.

Fazem parte o Hotel Le Magique Le Canton, com muitas opções de entretenimento para os pequenos; a Fazenda Suíça Le Canton, rodeada pela natureza e o principal deles, o encantador 5 estrelas Village Le Canton.

Hotel Fazenda São Moritz

Podemos dizer que o Hotel Fazenda São Moritz, é um outro conhecido hotel da região. Muito bem avaliado no Booking, ele é um 3 estrelas maravilhoso, com excelente atendimento e ótimas opções de lazer.

Sítio Corta Vento

Com a altíssima nota de 9,8 no Booking, o Sítio Corta Vento apresenta um excelente custo / benefício! Além do charme da pousada, os anfitriões são incríveis. Foi onde me hospedei nas minhas 2 últimas idas a Terê.

Intercity

Porém, se você busca uma acomodação no centrinho, podendo fazer alguns programas a pé, uma sugestão é o Intecity Teresópolis, um Hotel 4 estrelas localizado a 140m do centro da cidade.

Conclusão sobre O que fazer em Teresópolis

Em suma, independentemente da época do ano que você visite Teresópolis, sempre haverá passeios interessantes para fazer. Pode aproveitar os lindos dias frios de inverno ou temperatura mais amena do verão para fazer programas junto a natureza.

Por se tratar de uma região de Serra, mesmo nos períodos mais quentes do ano, lembre-se de levar algumas roupas mais quentinhas, pois a temperatura tende a cair no final do dia.

Seja uma viagem romântica, ou seja uma viagem em família, você sempre vai ter ótimos motivos para visitar Terê!

E como falamos bastante da gastronomia do local, aproveito para deixar aqui um post sobre a cidade italiana de Bolonha, que tem fortes referências culinárias, indo da mortadela ao famoso molho bolonhesa!


Descubra mais sobre De Malas Prontas

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *