O que fazer em Florença: 5 pontos turísticos imperdíveis

Já sabe o que fazer em Florença? Listei aqui 5 pontos turísticos imperdíveis nessa bela cidade italiana e que, na minha opinião, estão no topo da lista dos vários lugares que você pode visitar na cidade.

Sem contar outros lugares da região, como por exemplo, as cidades de Siena, Lucca, San Gimignano e outras, que você pode fazer um bate-volta, e que, certamente, merecem posts individuais.

Primeiramente, vale mencionar que Florença fica ao norte na Itália, na região da Toscana, e é uma cidade repleta de história, arte e cultura. É um local imerso em arte renascentista, considerada o berço do humanismo e da cultura italiana.

Suas ruas emaranhadas abrigam obras-primas de Michelangelo, Leonardo da Vinci e Botticelli, enquanto suas igrejas e praças respiram história. Conhecida como o coração da Renascença, Florença cativa seus visitantes com sua beleza arquitetônica, gastronomia deliciosa e atmosfera encantadora.

0-que-fazer-em-Florença
Praça de Michelangelo em Florença

Os que fazer em Florença

Vamos diretamente aos 5 pontos turísticos imperdíveis na cidade

Duomo de Florença (Catedral de Santa Maria del Fiore):

Uma das maiores catedrais da Europa, é conhecida por sua deslumbrante cúpula. Podemos admirar sua arquitetura magnífica e subir até o topo para vistas panorâmicas da cidade. A entrada é gratuita, mas a fila é imensa.

Existe a opção de subir até o topo da cúpula ou ainda visitar o batistério e o museu, porém, para isso, é necessário comprar tickets on-line, que você encontra neste site.

São 3 tipos de tickets para você escolher, dependendo do que pretende visitar. Nós, entretanto, dessa vez, não compramos nenhum ingresso e nem ficamos na fila gratuita, para visitar a catedral por dentro, pois nos contentamos em vislumbrar a sua beleza e grandiosidade externa.

ponto-turístico-em-Florença
Catedral Santa Maria del Fiore em Florença

A Porta do Paraíso

Outra sugestão sobre o que fazer em Florença, é visitar “A Porta do Paraíso”, que fica na Piazza del Duomo, ao lado da Catedral de Santa Maria del Fiore, no Batistério de São João.

Essas portas foram criadas a partir de um concurso e o vencedor foi renomado escultor Lorenzo Ghiberti. A porta tem 10 painéis de bronze, cada um representando cenas do Antigo Testamento.

Michelangelo foi quem deu o nome “Porta do Paraíso”, isto porque, ficou impressionado com a beleza das portas e as descreveu como dignas de serem as portas do paraíso.

Entretanto, hoje em dia, réplicas das Portas do Paraíso substituem as originais no Batistério, permitindo que os visitantes apreciem a beleza e o significado histórico desta obra-prima da arte renascentista. As originais estão em exibição no Museu dell’Opera del Duomo, também, próximo à Catedral de Florença.

o-que-fazer-em-Florença
Porta do Paraíso – Florença

Ponte Vecchio:

Esta famosa ponte medieval que atravessa o Rio Arno também faz parte dos pontos turísticos em Florença. Uma curiosidade fascinante sobre a Ponte Vecchio é o fato de que ela é uma das poucas pontes do mundo que ainda possui lojas em cima dela.

Além disso, ela é conhecida por suas lojas de jóias e ourivesarias. Caminhamos pela Ponte Vecchio e vislumbramos as vistas pitorescas do rio e das margens de Florença. Além disso, foi um ótimo lugar para tirarmos fotos lindas.

Florença
Ponte Vecchio – Florença

Galeria Uffizi:

Uma das galerias de arte mais importantes do mundo, a Galeria Uffizi ou Ofício em português, abriga uma vasta coleção de obras-primas renascentistas, incluindo por exemplo, obras de Michelangelo, Leonardo da Vinci, Botticelli, Rafael e Caravaggio. Os amantes da arte não podem deixar de visitar este museu incrível.

Para essa visita, compramos os tickets online antecipadamente, no site italiano B-ticket, para não pegarmos fila e deu tudo certo.

Para trocar os ingressos, temos que nos dirigir no Portão 3, no máximo 15 minutos antes do horário agendado. Em seguida, com o ingresso em mãos, a entrada é pelo Portão 1. Farei um post individual com uma sugestão de obras, para visitar neste museu, pois, é realmente grande para ver todas em um curto espaço de tempo.

Galeria Academia:

Esta galeria é famosa por abrigar a escultura mais famosa de Michelangelo, o rei Davi, antes da sua luta com Golias. A escultura é gigantesca. Possui pouco mais de 5 metros de altura com o pedestal. Demorou 3 anos para ser finalizada, de 1501 a 1504.

Além disso, admiramos outras obras de Michelangelo e uma coleção impressionante de arte religiosa e esculturas renascentistas. Para isso, compramos os ingressos antecipadamente no mesmo site que compramos para a Galleria Uffizzi. Indiscutivelmente, essa visita deve estar na sua lista de ö que fazer em Florença”!

Florença-na-Itália
Davi de Michelangelo – Galeria Academia

Praça de Michelangelo:

A Piazza Michelangelo, como é conhecida, oferece uma vista panorâmica deslumbrante da cidade.

Localizada em uma colina na margem sul do rio Arno, a praça foi projetada no final do século XIX e recebeu esse nome em homenagem ao renomado artista renascentista Michelangelo Buonarroti.

Além da vista espetacular, a praça abriga uma cópia em bronze da famosa estátua de Davi de Michelangelo, bem como outras esculturas, oferecendo aos visitantes uma experiência cultural e visual memorável. Com efeito, trata-se de um local popular para admirar o pôr do sol e apreciar a beleza de Florença.

Conclusão sobre o que fazer em Florença

Posso afirmar que esses são apenas mais alguns dos muitos tesouros que Florença tem a oferecer. Certamente, a cidade é um verdadeiro paraíso para os amantes da arte, da história e da cultura.

Se você vai para a Itália, confira também o post Torre de Pisa, a famosa torre inclinada na Itália ou ainda Burano, o paraíso das cores.

Em suma, viajar é uma experiência enriquecedora que nos permite expandir nossos horizontes, aprender sobre o mundo e nos descobrir de maneiras que não seriam possíveis em nosso ambiente cotidiano.. concorda?!


Descubra mais sobre De Malas Prontas

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *