Nova regra de entrada no Reino Unido em 2025

Nova regra de entrada no Reino Unido entrará em vigor a partir de janeiro de 2025 e atingirá brasileiros, dentre outras nacionalidades.

Vale mencionar que desde 2020, quando a Grã Bretanha saiu da União Europeia (UE), os portadores de passaporte britânico, necessitam de uma Autorização Eletrônica de Viagem e Informação (ETIAS), para entrar na UE.

A partir do próximo ano, o Reino Unido, que abrange Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte, também irá exigir uma Autorização de Viagem (UK ETA), para cidadãos de países que atualmente não precisam de visto, incluindo o Brasil.

UK-ETA

Países que necessitarão de autorização de entrada no Reino Unido

Muitos países que possuíam isenção de vistos para o Reino Unido irão necessitar do UK ETA. Basicamente, essa é a lista de países:

  • Todos os Estados-Membros da União Européia
  • Países do EEE Noruega, Islândia e Liechtenstein
  • Suíça
  • Mini-Estados Andorra, Cidade do Vaticano e Mônaco
  • Principais países, incluindo Austrália, Estados Unidos, Canadá, Brasil, Hong Kong, Japão, Nova Zelândia, Qatar, Arábia Saudita, Costa Rica, Chile, Israel, México, Singapura, Taiwan e Coreia do Sul.

Sistema de Autorização de Visto Eletrônico de Viagem ao Reino Unido (UK ETA)

Você poderá solicitar este documento on-line nesse site UK ETA. Dessa forma, ele se assemelhará ao ETIAS europeu e ao ESTA americano. Ou seja, a ETA do Reino Unido funcionará como uma pré-seleção dos viajantes que pretendem entrar no país. O objetivo é conferir se eles representariam risco para a segurança, por exemplo. 

Além disso, também, não exige a presença numa embaixada, como acontece com quem pretende obter um visto.

Ao contrário, se você tem passaporte brasileiro e precisa tirar o visto americano, leia o passo a passo no nosso post “Renovação do visto americano : Passo a passo detalhado“.

Quanto custará o UK ETA?

O custo do ETA (Autorização Eletrônica de Viagem) para entrar no Reino Unido será de £10. O pagamento poderá ser feito on-line, utilizando métodos como cartão de crédito ou débito, Google Pay ou Apple Pay​.

Qual será a validade dessa autorização?

A autorização, uma vez aprovada, valerá por dois anos para múltiplas entradas no Reino Unido. Os viajantes poderão ficar no Reino Unido por até 6 meses com essa autorização, seja para turismo, negócios, estudos ou visitas familiares.

Quanto tempo para aprovação do ETA?

A aprovação do processo de solicitação desta citada autorização, feita através de um aplicativo ou site oficial, geralmente acontece em até 3 dias úteis. Entretanto, eu não deixaria para a última hora…

O que fazer quando o UK ETA for recusado?

Entretanto, se o ETA for recusado será necessário solicitar um visto convencional para entrar no Reino Unido. Existem mais de vinte tipos diferentes de vistos para o Reino Unido e o tipo mais adequado depende de cada caso individual. Porém, a grande maioria dos visitantes necessitam de um dos 4 vistos. Por exemplo, os vistos destinados ao turismo, aos estudos, à emprego ou às empresas.

Em caso de simples conexão, será necessário ter o ETA?

Sim, a nova autorização será obrigatória até mesmo para quem fizer apenas conexões em aeroportos britânico.

Quando inicia a nova regra de entrada no Reino Unido

O ETA começará a ser obrigatório, a partir de 8 de janeiro de 2025. Ou seja, antes dessa data, o procedimento de entrada no Reino Unido, continua o atual.

Considerações finais sobre a nova regra de entrada no Reino Unido

Em suma, à partir de 8 de janeiro de 2025, para os viajantes que visitarem ou fizerem conexão em algum dos países do Reino Unido, será necessário incluir nos planos pré viagem, uma solicitação da Autorização de Visto Eletrônico de Viagem ao Reino Unido, o chamado UK ETA.

Geralmente, são necessários 3 dias para aprovação do visto, mas, vale a pena solicitar com antecedência, já que a validade é de 2 anos. Portanto, eu aconselho a solicitar antes da compra da passagem, pois, no caso de uma recusa, será necessário solicitar um visto convencional.


Descubra mais sobre De Malas Prontas

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *