Mergulho com as raias mantas no Havaí: experiência fascinante!

O mergulho com as raias mantas no Havaí é uma experiência verdadeiramente única e fascinante. As raias mantas do Havaí são conhecidas por serem umas das maiores do mundo, podendo ter envergaduras de até 7 metros.

Estivemos lá em julho de 2023, dias antes dos incêndios que ocorreram em Big Island e em Maui que infelizmente devastou o local e nos deixou extremamente tristes e chocados.

Apesar dessa tragédia ocorrida, tenho que deixar aqui registrada a experiência incrível que tivemos e, quando tudo voltar ao normal, tenha certeza que vale muito a pena vivenciar esse momento!

Mergulho com as raias mantas no Havaí
Mergulho com as raias mantas no Havaí

Experiência: nosso mergulho com as raias mantas

Primeiro você veste uma roupa de mergulho adequada, fornecida pela operadora de mergulho.

Vá com sua roupa de banho por baixo de uma roupa seca, para que você possa se vestir em público. Depois, você vai até o píer e um barco irá te levar a uns 5 minutos do local.

Durante o percurso, a tripulação irá passar rápidas instruções, mas bem rápidas mesmo… e que consistem em basicamente: não pule do barco, e sim “escorregue” pelas laterais e, assim que entrar na água coloque a bóia, aquela tipo “macarrão”, no peito para flutuar. As crianças usam também colete e podem colocar o “macarrão”nos pés para deixar o corpo reto na superfície.

Segure firme na barra da prancha, que os guias irão levar o grupo todo até o lugar adequado. Chegando no local “das raias”, os guias “param” a prancha e, então, ficamos ao lado de outros grupos.

Nesse momento, você deve colocar seu “macarrão” que estava no peito, nos pés para que as suas pernas fiquem na superfície flutuando e não atrapalhem o balé das raias.

Essa prancha com apoio para umas 10 pessoas, possui uma iluminação por baixo, que atrai os planctons. As raias, por sua vez, se aproximam para o “banquete”.

Entretanto, a forma com que elas se alimentam, é mesmo incrível, parecendo uma dança super coordenada. Se movimentam e se viram continuamente para filtrar a água e reter os planctons.

É proibido as pessoas tocarem nas raias, mas, o contrário algumas vezes acontece.

Preparação para o mergulho

Certifique-se de estar confortável com mergulho de noite e que tenha as habilidades necessárias para isso.

A idade permitida é acima de 6 anos. Fomos com crianças de 8 anos para cima. Porém, algumas crianças que nos acompanharam, não ficaram confortáveis em entrar no mar em plena luz da lua, com o mar super agitado e instruções para entra rapidamente no mar.

Por isso, tenha certeza que todos tenham um espírito “muuuito” aventureiro, porque confesso que é uma das partes mais impactantes da experiência, principalmente para quem nunca mergulhou à noite.

Já alguns adultos do grupo sentiram muita náusea após alguns minutos do mergulho e voltaram antes para o barco. Vale lembrar que, dependendo da agitação do mar, isso pode mesmo ocorrer.

Por fim, posso dizer que metade do nosso grupo conseguiu curtir o mergulho como um todo, apesar de o mar estar super agitado naquele dia. Mas, mesmo os que voltaram antes ao barco, disseram ter amado a experiência!

Algumas dicas:

Aqui estão algumas informações e dicas para aproveitar ao máximo essa experiência incrível:

  1. Localização: Fizemos o mergulho com as raias mantas em Kona, em Big Island, uma das 3 ilhas que ficamos no Havaí.
  2. Horário: O melhor momento é durante a noite, pois é quando as raias se aproximam da superfície para se alimentarem de plâncton. Esse foi um dos nossos desafios, pois nosso horário de saída do barco era as 21:30h. Recomendo fazer o agendamento com antecedência pois horários mais cedo são mais adequados, especialmente com crianças.
  3. Operadoras de mergulho: Escolhemos a Dolphin Discoveries e fizemos a reserva online. Essa empresa nos forneceu o neoprene e nós levamos nossa próprias máscaras. Eles nos levam de barco até o local do mergulho. Também possuem guias especializados que nos acompanham o tempo todo. Eles conhecem bem o comportamento das raias mantas e as regulamentações locais para interagir com elas sem causar danos.
  4. Preços: Os preços são em torno de U$129,00 por pessoa mais taxa. Mas, vale conferir antes.
  5. Tempo do mergulho: Em média 45 minutos na água.
  6. Iluminação: As operadoras promovem iluminação subaquática especial que atrai plâncton para a superfície, o que, por sua vez, atrai as raias mantas. Essas luzes também oferecem uma visão clara das raias enquanto elas nadam graciosamente ao nosso redor.
  7. Respeito pela vida marinha: Lembre-se sempre de manter uma distância segura das raias mantas e seguir as orientações dos guias. Não toque nas raias, pois isso pode perturbá-las e causar estresse.
  8. Fotografia subaquática: Se você gosta de registar as experiências, essa é uma oportunidade única para capturar imagens impressionantes. Para tanto, certifique-se de ter uma câmera subaquática adequada, e que você não necessite usar suas mãos. Por exemplo, uma câmera adaptada na máscara de mergulho. Foi assim que fizemos e as imagens ficaram bem legais.

Resumindo nosso mergulho com as raias mantas

Mergulhar com as raias mantas no Havaí é uma experiência que muitas pessoas consideram transformadora. E eu, definitivamente, sou uma delas.

A majestade dessas criaturas gigantes deslizando graciosamente através das águas escuras da noite é algo que ficará na minha memória para sempre.

Apenas certifique-se de se preparar adequadamente, escolher uma operadora de mergulho confiável e aproveitar ao máximo essa oportunidade única.

Para mais dicas de viagens inesquecíveis, leia o post “Golfo do México: 6 praias paradisíacas entre Miami / Orlando”.

E acompanhe próximos posts aqui no blog com passeios incríveis pelo Havaí.


Descubra mais sobre De Malas Prontas

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *