Livraria Acqua Alta: Um Tesouro Escondido em Veneza

A Livraria Acqua Alta pode ser considerada um local surpreendente em Veneza . Localizada no coração da cidade, a “Libreria Acqua Alta” tem uma atmosfera única e peculiar, que a torna um verdadeiro ponto turístico.

Certamente, quando você pensa em livraria, não imagina que exista uma onde, por exemplo, entre outras peculiaridades do local, os livros ficam ao ar livre, ou seja, tomam chuva e estão sujeito às inundações, típicas de Veneza. Além disso, os próprios livros, formam uma escada, onde você sobe e ainda observa a vista do canal.

Livraria-Acqua-Alta

História da Livraria Acqua Alta

Fundada por Luigi Frizzo, a livraria destaca-se por sua decoração incomum e engenhosa, utilizando banheiras, barcos e até uma gôndola como estantes para os livros, como uma forma de proteger o acervo das frequentes inundações, conhecidas como “acqua alta”. Consequentemente, essa foi a origem do nome da livraria.

O interior da livraria é um labirinto encantador de livros novos e usados, revistas, mapas e gravuras, empilhados de maneira aparentemente caótica, mas cuidadosamente pensada para resistir aos danos causados pela água. A criatividade na organização dos livros é um reflexo da engenhosidade veneziana para lidar com o ambiente aquático da cidade.

Além dos livros, a “Libreria Acqua Alta oferece uma experiência visual única. A escada de livros no pátio dos fundos é um dos destaques. Outra atração é a presença constante de gatos, que passeiam livremente pela loja, adicionando um charme especial ao lugar.

Fiquei impressionada pois, a fila é grande para entrar no circuito de visita da livraria. O percurso passa pelas escadas de livros na parte externa e dá a volta até uma outra porta para a saída. Embora seja uma loja, você quase acaba esquecendo de passar pelo caixa com algo para comprar… Praticamente, você é levado da entrada para a saída no fluxo da fila.

Se quiser saber mais sobre essa Livraria tão especial, veja aqui no link do site.

Nossa Experiência

Eu, particularmente, gosto de conhecer lugares diferentes nas viagens, especialmente aqueles que fogem dos padrões convencionais.

Dessa forma, assim como a Livraria Acqua Alta, que não é apenas uma livraria, mas também, um símbolo da resiliência cultural de Veneza, existem outros lugares que surpreendem, como por exemplo “Capela dos ossos em Évora”, em Portugal.

Em suma, adorei conhecer esse local que combina a paixão pelos livros com a necessidade de adaptação ao ambiente singular da cidade. Se você estiver por lá, recomendo muito uma visita.

Podemos concluir que se trata de um lugar onde turistas e locais podem se perder em meio às páginas e encontrar um refúgio literário inigualável.

E você, gosta de experiências diferentes nas viagens ou prefere se aventurar apenas pelas mais tradicionais?


Descubra mais sobre De Malas Prontas

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *