Fernando de Noronha: Melhores Passeios em Família

Fernando de Noronha é um destino paradisíaco no Brasil, conhecido pelas suas belas praias, águas cristalinas e vida marinha exótica.

Localizada no estado de Pernambuco, a cerca de 540 km de distância de Recife e a 350 km de Natal, a ilha foi considerada como “a melhor Ilha das Américas”, pelo “Reader’s Choice Awards 2022”.

Primeiramente, se você está pensando em visitar esse paraíso em família, não se preocupe em fazer a viagem com crianças. Pois saiba que, atualmente, a Ilha dispõe de ótima infraestrutura.

Dessa forma, confira neste post, excelentes dicas para quem pretende visitar Fernando de Noronha nas férias ou mesmo em um próximo feriado.

Fernando-de-Noronha-com-criança

Planeje com Antecedência

Antes de embarcar para Fernando de Noronha, é importante planejar a viagem com antecedência. Isso porquê as pousadas, mesmo as mais sofisticadas, não possuem um grande número de quartos. Por tudo isso, pode acontecer de não haver mais disponibilidade naquela que você procura – ou mesmo ter apenas com preços mais elevados.

Além disso, há uma grande preocupação com a quantidade de turistas por dia na ilha, tendo em vista a preservação ambiental e capacidade de carga da mesma. Portanto, vira e mexe o Governo encomenda estudos e propõe limitação de visitantes por dia.

E, por fim, mas não menos importante, há grandes alterações nos valores das passagens aéreas. Dessa forma, ao planejar com antecedência você tem maiores chances de conseguir um valor mais baixo no seu bilhete.

Quando viajar para Fernando de Noronha

Inicialmente, já afirmo: em qualquer época do ano, você pode aproveitar muito sua viagem à Ilha, afinal o clima é agradável o ano inteiro. Para ter uma idéia, a temperatura média no inverno fica por volta de 24 graus, podendo chegar a 28 graus.

Com efeito, o que se diz sobre Noronha é que a Ilha tem basicamente “2 estações”: seca ou chuvosa.

O período de seca, ou seja, com menos chances de chuva, vai de agosto a fevereiro – com destaque para o mar calmo, praticamente sem ondas, nos meses de setembro e outubro.

Já o período de chuvas contempla os meses de março a julho, com maior probabilidade de chuvas diárias em abril e maio.

Swell

Da mesma forma que levamos em conta a temporada de chuvas, é importante mencionar o fenômeno chamado swell. Com ele ocorre a mudança de direção dos ventos, deixando o “mar de dentro” mais agitado. Certamente um excelente período para surfistas será entre novembro e dezembro.

Embora o mês de janeiro ainda seja considerado um período de mar agitado, desde já devo dizer que fomos nessa época e não percebemos isso nas nossas atividades. Meu filho de 10 anos aproveitou muito a Praia do Porto para nadar e praticar snorkel. Aliás, tanto nessa praia quanto na Praia do Sancho.

Fernando-de-Noronha

Ademais, achamos o clima perfeito e com ótima temperatura. Além disso, presenciamos alguns finais de tarde com 15 minutos de garoa apenas, o que foi ideal para aproveitar as praias e atividades ao ar livre todos os dias. 

Portanto, acho que o único ponto negativo que observo é que, por se tratar de alta temporada, os preços são mais altos em tudo…

Como Chegar a Fernando de Noronha

Afinal, como chegar à Noronha?! Saímos da cidade de São Paulo e nossa opção foi por um vôo da Azul, partindo de Congonhas. Porém, resolvemos passar as 2 primeiras noites em Recife para encontrar amigos que temos na cidade.

Aliás, aproveito para deixar aqui o link do Hotel Atlante Plaza, no qual nos hospedamos em Recife. Isso porque é bem avaliado, localizado na Beira-Mar e, ainda por cima, a apenas 10 minutos do aeroporto – já que nosso vôo para Noronha foi pela manhã.

O segundo vôo, de Recife a Noronha, também foi pela companhia aérea Azul, com duração de 1h20. Importante ressaltar aqui que Noronha tem 1h a mais de fuso em relação ao continente.

Atualmente, os vôos para Fernando de Noronha partem de Recife e Natal, e com as empresas Azul e Latam, já que, nesse momento a Gol não está operando na Ilha.

As Taxas Turísticas em Fernando de Noronha

Sim, para nós turistas visitarmos as belezas de Fernando de Noronha, devemos pagar 2 taxas.

A primeira é a TPA (Taxa de Preservação Ambiental), obrigatória a todos os turistas, a partir de 5 anos de idade. Devemos apresentar o comprovante no aeroporto, ao desembarcar na Ilha. 

Essa taxa é paga ao Governo do Estado de Pernambuco com o objetivo de manutenção de Noronha, assim como sua infraestrutura. Portanto, a TPA leva em conta a quantidade de dias que o turista permanecerá na Ilha.

Ela poderá ser paga no próprio aeroporto ou antecipadamente pelo site oficial. Em ambos os casos, devemos apresentar o comprovante desse pagamento tanto ao chegarmos quanto ao saírmos de lá. Sim, guarde até o final de sua viagem.

Fernando-de-Noronha-taxas

A segunda taxa a ser paga é a Taxa do Parque Nacional Marinho, e será necessária para fazer trilhas e entrar em algumas praias. No caso dessa taxa, os menores de 12 anos e maiores de 60 anos são isentos de pagamento.

Assim como a anterior, ela também pode ser paga antecipadamente através do site oficial ou na Sede do ICMBIO. Mais uma vez, minha recomendação é que faça esses pagamentos on line e, dessa forma, fuja de qualquer fila.

Transfer em Noronha

Inicialmente, importante mencionar que para circular em Fernando de Noronha, utilizamos a BR 363, com apenas 7km de extensão. Ou seja, é tudo bem pertinho e fácil de se localizar.

A maioria das Pousadas oferecem serviço gratuito de transfer do Hotel até sua hospedagem, basta avisar antecipadamente os dados do seu vôo de ida e volta.

Onde Ficar em Noronha

São várias as opções de Pousadas em Fernando de Noronha. Eu super recomendo a Pousada Dolphin, na qual nos hospedamos em janeiro de 2023.

E são vários os motivos que fizeram com que eu me apaixonasse pelo local, com os seguintes destaques:

  • Funcionários extremamente educados, solícitos e atenciosos
  • Estrutura incrível, com quartos espaçosos, piscina aquecida, sauna perfeita para final do dia
  • Vista da piscina (e do meu quarto) para o Morro do Pico
  • Café da manhã excelente, com diversidade e qualidade, além de ótimo horário de funcionamento
  • Transfer tranquilo para aeroporto, agendado com bastante antecedência, e privativo
  • Concierge para indicar e agendar passeios, caso precise (me auxiliaram, inclusive na locação de buggy)
  • Informações para os hóspedes do mesmo quarto via whatsapp
  • Restaurante “Acqua” simplesmente incrível, com destaque para Moqueca de Camarão – recomendo que passe por lá, mesmo que esteja hospedado em outra pousada
  • Atenderam nosso check-in antecipado (chegamos ao Dolphin, às 11h, e o horário normal é 14h), com direito a “Drinks de Boas Vindas” de cortesia
  • Possibilidade de alugar equipamento de mergulho na Recepção (colete para alugar custava R$20 por dia)
Pousada-Dolphin-Noronha

Deu pra perceber que eu REALMENTE amei o lugar, né?! Contudo, incluo aqui um link da Booking com outras possibilidades para você escolher uma que se adeque melhor a seu estilo:

Booking.com

O que Fazer em Fernando de Noronha

Seguem algumas dicas para você se programar e aproveitar ao máximo sua viagem a essa deslumbrante ilha:

Aproveite as praias, claro!

Certamente, as praias são a principal atração de Fernando de Noronha e, mesmo com crianças, é possível aproveitar quase todas! Algumas das praias mais indicadas para ir com crianças são a Praia Porto e a Praia da Conceição. Essas praias têm águas calmas e rasas, o que é ideal para os pequenos.

Fernando-de-Noronha-com-criança
Praia do Porto e suas ótimas opções de lazer

Faça atividades em família

Noronha oferece diversas atividades para fazer em família. Uma das mais indicadas é fazer um passeio de barco para conhecer as praias e ilhas ao redor da ilha principal.

Fernando-de-Noronha-em-Familia

Outra opção é fazer trilhas ecológicas, como a trilha da Atalaia. Mas, nesse caso, é necessário agendamento prévio! Leia esse post completo sobre Praia da Atalaia.

Conheça o Projeto Tamar 

O Projeto Tamar é uma organização que trabalha na preservação de tartarugas marinhas e tem uma base em Fernando de Noronha. 

Fernando-de-Noronha-Tamar

Apesar de não ser uma atividade com aventura, a visita ao Projeto Tamar pode ser uma experiência educativa e divertida para as crianças. Lá poderão conhecer as tartarugas e aprender sobre a preservação ambiental.

Experimente a Gastronomia de Fernando de Noronha

Já que está na Ilha, aproveite para experimentar a gastronomia local de Fernando de Noronha. Há muitos pratos deliciosos, como o peixe na telha e a lagosta grelhada. Para as crianças, também há opções como pizzas, hambúrgueres e sorvetes artesanais. 

Noronha-Restaurante-Acqua
Deliciosa Moqueca servida no Restaurante Acqua, da Pousada Dolphin

Decididamente, é importante lembrar que a ilha é um local remoto e os preços costumam ser mais altos do que em outras regiões do Brasil, então é importante se planejar para as refeições.

Fernando-de-Noronha-Restaurante-Mergulhão
Essa outra maravilha foi servido no Restaurante Mergulhão, na Praia do Porto

Para se ter uma idéia de valores, em janeiro de 2023, os pratos custavam em torno de R$120 reais, ou seja, pode impactar no orçamento da viagem.

Visite o Forte Nossa Senhora dos Remédios 

O Forte Nossa Senhora dos Remédios é um patrimônio histórico de Fernando de Noronha e, além disso, oferece uma vista panorâmica incrível da ilha. 

A visita é gratuita e é uma atividade interessante para fazer com as crianças, que podem aprender um pouco mais sobre a história da ilha.

Faça um Mergulho.. aliás, vários!

Fernando de Noronha é um destino conhecido por sua vida marinha exótica e, mesmo com crianças, é possível praticar mergulho. 

Há opções de mergulho com cilindro e snorkel, e é possível ver uma grande variedade de espécies marinhas, como tartarugas, peixes coloridos e até mesmo tubarões.

Eu, por exemplo, fiz o mergulho com cilindro com instrutor, saindo da areia da Praia do Porto e mergulhamos até o navio naufragado. Foi uma experiência incrível! 

Fernando-de-Noronha-Cilindro
Ao chegar na Praia do Porto, super recomendo que pergunte pelo instrutor Aratu!

Contudo, com meu filho, optei por fazer esse mesmo trajeto com snorkel e instrutor auxiliando. Ele se divertiu demais. Ambos foram na Praia do Porto.

Fernando-de-Noronha-Snorkel

(E aqui vai uma dica extra: se você viajar para o “Hawaii “, faça o fascinante mergulho com as raias mantas no Havaí. É realmente incrível. Confira o post!)

Aproveite o lindo Pôr do Sol

O entardecer em Fernando de Noronha é um espetáculo à parte e pode ser uma ótima atividade para fazer em família. Há diversas opções de mirantes para apreciar o pôr do sol. Não se esqueça de levar uma câmera para registrar o momento.

Fernando-de-Noronha
Vista do ótimo Restaurante Mergulhão, na Praia do Porto

Visite o Mirante dos Golfinhos

O Mirante dos Golfinhos é um ponto turístico famoso em Fernando de Noronha, onde é possível avistar golfinhos nadando no mar. A visita é gratuita e pode ser uma atividade interessante para fazer com as crianças, que podem aprender mais sobre esses animais fascinantes.

Se você optar por fazer algum passeio de barco pela manhã, vai ter a companhia deles ao seu lado. Acho que vale super a pena contratar essa atividade!

Passeie de Buggy

Um passeio de buggy é uma das formas mais divertidas de conhecer a ilha. É possível fazer um passeio guiado, que passa pelas principais praias e pontos turísticos de Fernando de Noronha. Algumas empresas oferecem passeios com buggy adaptado para crianças.

Nós optamos por alugar buggy para locomoção na ilha e foi bem divertido.

Aproveite as Piscinas Naturais de Fernando de Noronha

As piscinas naturais são excelentes também para ir com crianças. As piscinas mais conhecidas são a Praia da Atalaia e a Praia do Leão, que têm águas calmas e cristalinas.

Conheça a Praia do Sancho

A Praia do Sancho é uma das praias mais bonitas do mundo e não pode ficar de fora do roteiro de quem visita Fernando de Noronha. Apesar de não ser tão indicada para ir com crianças muito pequenas ou pessoas com dificuldade de locomoção, você pode apreciar a vista do mirante e fazer algumas fotos incríveis.

Praia-do-Sancho
Vista de um dos Mirantes, de fácil acesso

Na verdade, o desafio nesses casos, é o acesso a areia. Precisamos descer uma escada bem íngreme e estreita, tanto para descer até a praia como para subir de volta.

Praia-do-Sancho-escada
Esse é o início da longa escada

Outra forma de chegar ao mar nessa praia é através de barcos que saem da Praia do Porto. Entretanto, podemos aproveitar essa parada para nadar, mergulhar com snorkel, mas, quando fomos, não era permitido ir nadando até a praia.

Praia-do-Sancho-barco
Optamos por mais um passeio de barco, pois minha mãe não se sentiu bem com a escada

Aulas de Surfe

Para as crianças mais velhas, fazer aulas de surfe em Fernando de Noronha pode ser uma atividade divertida e desafiadora. Há diversas escolas de surfe na ilha que oferecem aulas para iniciantes.

Passeio de Caiaque ou Barco junto aos Golfinhos

Os passeios de caiaque em Fernando de Noronha podem ser uma atividade divertida para fazer com as crianças. É uma opção para conhecer a costa da ilha de uma forma diferente.

No meu caso, estava também com minha mãe, então optamos pelo passeio de barco, logo pela manhã.

Fernando-de-Noronha-Barco
Nosso passeio foi com a empresa “Saideira Noronha”: mais que recomendo!

Dicas Extras 

Ao viajar com crianças, é importante levar os itens necessários para tornar a viagem mais confortável. Lembre-se de levar roupas leves e confortáveis, camisetas com FPS, protetor solar específico (exceto nas piscinas naturais onde são proibidos!), chapéu ou boné, óculos de sol, repelente e calçados para trilha e pedras

Não se esqueça também de levar medicamentos para emergências, caso seja necessário. Confira nesse post 5 macetes imperdíveis para usar em Noronha

Fernando-de-Noronha

Mais alguns lembretes que fazem diferença:

  • Noronha tem 1h a mais de fuso em relação ao continente
  • no vôo de ida, o lado esquerdo da aeronave é considerado com vista mais bonita (embora, tudo seja tão lindo!)
  • se você pretende praticar bastante snorkel considere comprar máscara antecipadamente, ao invés de alugar na ilha
  • água custa muito caro no e Noronha, entretanto, uma forma de “economizar” um pouco nesse quesito, é comprar no mercadinho (pagamos R$10 em cada garrafa de 1,5l)
  • na alta temporada, o valor pago pelo aluguel do buggy foi de R$ 450 / dia
  • aliás, outra pancada é o preço do combustível, no único posto da Ilha: em janeiro de 2023, o litro da gasolina ja custava R$8,30
  • como o sinal de internet não é dos melhores, já anota o wi fi da Praia do porto, que funcionou muito bem: WiFi Brasil 2.4GHz

Nossa viagem à Fernando de Noronha

Em suma, posso afirmar que conhecer Noronha foi um sonho realizado. Mas, realmente, é necessário um planejamento, pois, o custo da viagem pode ser bastante significativo.

Fernando-de-Noronha
Praia do Bode

Aproveito para compartilhar uma outra informação: minha viagem em família à Noronha foi no mês de janeiro, entretanto, minha amiga e co-autora aqui do blog, a Paula foi em junho com a família dela. E o mais interessante é que, também conseguiu aproveitar todos esses passeios, mesmo viajando na “estação chuvosa”.

Ou seja, independentemente da época que você escolher para visitar a Ilha, certamente irá aproveitar muito esse destino paradisíaco.

Se você estiver de viagem marcada para Ilha, indico esse post com sugestão de roteiro de 7 dias em Noronha com criança.

Outra ilha brasileira super procurada que também tem post aqui é Morro de São Paulo, na Bahia.

Agora, me conta: você também curte esse tipo de destino? Para detalhes das nossas viagens em família, acompanhe o perfil no Instagram: @demalasprontasnaweb .


Descubra mais sobre De Malas Prontas

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *