Bem-vindo a Burano, um verdadeiro paraíso de cores na lagoa Veneziana!
Todos falam de Murano, a ilha famosa devido as peças de vidro deslumbrantes e únicas. Entretanto Burano, a ilha vizinha, é uma jóia escondida na lagoa veneziana.
Com suas casas pintadas em uma paleta vibrante de cores vivas, esta ilha encanta os visitantes desde o primeiro momento em que avistam suas paisagens pitorescas.

Como chegar em Burano
O jeito mais fácil de chegar em Burano é saindo de Veneza . Mesmo que você esteja em Murano, como nós estávamos, o melhor é voltar para Veneza.
Você pode ir de vaporetto, que é o serviço de transporte aquático público, como se fosse o ônibus de lá. Normalmente, você pode embarcar na estação de Veneza chamada Fondamenta Nuove. A linha principal que vai para Burano é a linha 12.
Você também pode pegar um vaporetto na estação de Veneza chamada San Zaccaria e fazer uma transferência na estação Fondamenta Nuove. Certifique-se de verificar os horários dos vaporettos, pois eles podem variar dependendo do dia e da estação do ano.
Compramos os tickets nesse site. Embora, também venda em máquinas ao lado das estações, existe um tipo de ticket, o “Rolling Veneza” para pessoas de 6 a 29 anos com um desconto super especial, porém, somente conseguimos comprar esse somente online. Crianças menores de 6 anos não pagam.
Destaques imperdíveis em Burano
Turisticamente falando, Burano é famosa por suas casinhas coloridas. Os vizinhos são obrigados a pintar suas fachadas periodicamente. Existe a lenda de que as casas são assim, porque os marinheiros as pintavam para poderem chegar até elas nos dias de neblina.
Tre Ponti
Significa “Três Pontes” em italiano. O encontro das três pontes cria um ponto de interesse visual único, onde os visitantes podem capturar belas fotografias e apreciar a arquitetura peculiar de Burano. Elas se cruzam em três canais.
Portanto, as três ruas ficaram famosas por serem super coloridas e se tornaram uma das partes mais encantadoras e fotografadas de Burano. As pontes oferecem vistas pitorescas dos canais tranquilos e das casas coloridas que caracterizam a paisagem da ilha.

Casa Bepi
A casinha mais colorida da cidade (na minha opinião não é tão bonita como as outras), porém, vale fotografar. Fica por trás da viela Calle del Pistor.
Outras curiosidades de Burano
Para fechar o roteiro não deixe de experimentar com um cafezinho, o biscoito típico local, conhecido como Bussolà ou Buranello.
Dizem que antigamente, as mulheres dos pescadores faziam esses biscoitos para os maridos levarem durante as viagens de barco. Por isso, é um biscoito bem sequinho, para quem gostar, com um cafezinho, vale a experiência.
Além disso, visite as lojinhas de rendas feitas à mão. Essas rendas artesanais, são uma tradição de Burano, passada de geração para geração.
Resumindo a visita a Burano
Em suma, apesar de não ser tão conhecida como Murano, a Ilha de Burano com suas paisagens vibrantes e autenticidade veneziana, é um ótima alternativa para quem visita a região da lagoa de Veneza.
Portanto, se você vai para a Itália, leia também o posts “O que fazer em Florença : 5 pontos turísticos imperdíveis” , assim como a inusitada Livraria Acqua Alta e ainda sobre San Gimignano, na Toscana.
Certamente, com uma mistura única de arte, história e beleza natural, a Itália é um destino turístico que cativa e encanta visitantes de todo o mundo.
Descubra mais sobre De Malas Prontas
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.