Em Braga, Portugal, fica o Santuário do Bom Jesus do Monte, um dos principais pontos turísticos e religiosos do país, famoso pela sua escadaria monumental e considerado Patrimônio Mundial da UNESCO. É claro que fiz questão de descer a escadaria. No entanto, depois de descer, tive que subir os 581 degraus..
Inicialmente, vale dizer que Braga é uma das cidades mais antigas de Portugal e da Europa, com mais de 2.000 anos de história. Essa cidade em Portugal é conhecida como a “Cidade dos Arcebispos” devido à sua longa tradição religiosa e ao papel central que desempenhou na história da Igreja Católica em Portugal.
Ela está localizada na região do Minho, no norte do país, ou seja, é perfeita para incluir em um roteiro a partir da cidade do Porto. Inclusive, caso você não tenha muitos dias em Portugal, pode fazer um bate-volta, afinal essa distância é de aproximadamente 50km.
Embora seja a cidade mais antiga de Portugal, ali você encontra também uma efervescência cultural, já que Braga é um centro universitário português. Ou seja, se tiver disponibilidade para pernoitar por ali, pode encontrar restaurantes interessantes e um certo agito noturno.
Como chegar no Santuário do Bom Jesus do Monte
Nessa nossa visita, o foco foi visitar o Santuário do Bom Jesus do Monte, o qual está localizado a apenas 5 km do centro de Braga e é facilmente acessível por diferentes meios de transporte. Nós fomos de carro até o elevador hidráulico (Funicular). O estacionamento é gratuito. O valor de ida e volta no Funicular foi de 3 euros por pessoa.
Chegamos no final da tarde e a vista de lá de cima do sol se pondo é simplesmente maravilhosa! Um fato interessante, é que tinha acabado de acontecer um casamento naquela igreja. No entanto, os noivos ainda estavam por lá tirando fotos naquele lugar mágico.
Gastronomia
A culinária de Braga reflete as tradições do Minho, com pratos como o bacalhau à Braga e o pudim Abade de Priscos. O vinho verde, típico da região, é uma escolha popular para acompanhar as refeições. Portanto, nós quisemos provar o pudim Abade de Priscos e aprovamos!
Além disso, também experimentamos e aprovamos um doce típico de Braga, chamado tíbia, na Pastelaria Tíbias de Braga. Este doce é de massa folhada recheada com um creme suave de ovos e doce, lembrando os sabores típicos da confeitaria portuguesa. A massa é modelada em forma tubular, o que lhe dá o nome “tíbia”, isto é, imitando osso da perna que tem o mesmo nome.
O que fazer em Braga
Além do Santuário do Bom Jesus do Monte, se você tem pouco tempo em Braga, não pode deixar de ir, no Santuário de Nossa Senhora do Sameiro. Esse é um outro ponto alta da espiritualidade da cidade e com uma vista panorâmica impressionante. Ambas as igrejas possuem entrada gratuita.
Fomos também no centro histórico com suas ruas repletas de lojinhas, restaurantes e pastelarias. Entramos pelo “Arco da Porta Nova” que estava enfeitado e iluminado com luzes de Natal, andamos pelas ruazinhas e chegamos até a Sé. Infelizmente não conhecemos a catedral por dentro, pois, havia fila para a compra dos tickets. Consequentemente, como tínhamos pouco tempo, optamos por não entrar.
Há outras opções de passeios em Braga como, por exemplo: visitar o Jardim de Santa Bárbara, o Palácio do Raio e o Museu dos Biscainhos. Mas, deixamos para uma próxima visita.
Onde ficar em Braga
Ficamos no Meliá Braga Hotel & Spa e gostamos muito, tanto das acomodações quanto da localização. Porém, no próprio hotel nos informaram que inaugurou recentemente, um hotel do grupo Meliá que fica no centro histórico e que pode ser uma boa opção para quem gosta de caminhar, por suas ruas charmosas e lojinhas. Chama-se INNSiDE Braga by Meliá e, na minha opinião, vale a pena comparar.
Impressões sobre Braga
Em suma, Braga, apesar de ser uma das cidades mais antigas de Portugal, é jovem e vibrante devido à sua grande comunidade estudantil, mas também tranquila e ideal para quem busca uma experiência cultural rica.
Fica apenas 50 minutos de carro do Porto, que é outra cidade que vale a pena conhecer. Leia mais sobre o Cidade do Porto: o que fazer na charmosa cidade. Faça seu roteiro, conheça lugares novos, porque, viajar é uma das experiências mais enriquecedoras que alguém pode ter.
Descubra mais sobre De Malas Prontas
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.