Berlim e Praga no inverno

Berlim e Praga no inverno foi uma dobradinha de destinos que fizemos em mais uma de nossas aventuras em família, dessa vez, em 5 dias de viagem.

Embora esse período não seja tempo suficiente para explorar tudo o que essas cidades têm a oferecer, ainda assim, foi possível ter uma experiência memorável em ambas.

Apesar de ser inverno, o frio em janeiro é bem suportável, mas você deve usar as roupas adequadas, principalmente calçados e casacos impermeáveis. Demos a sorte de não pegarmos nenhum dia de chuva. Isso nos ajudou muito a curtir essas duas cidades já que fazíamos quase tudo a pé.

Berlim

Berlim era uma cidade que eu queria muito conhecer, em virtude de toda sua história. Minha pequena também estava muito empolgada pois, tinha aprendido um pouco sobre o Muro na escola.

O Muro de Berlim

Começamos pela histórica barreira física que dividiu essa cidade alemã de 1961 até 1989. Portanto, se tornou um símbolo da Guerra Fria e da divisão da Europa em duas esferas de influência ideológica, a Ocidental e a Oriental. Mas, o que mais me impressiona é que cortou a cidade em duas, separando famílias e amigos e causando sofrimento e dor para muitas pessoas.

Hoje, muitas partes foram preservadas como lembrança daqueles tempos sombrios. Uma delas, a mais famosa é a East Side Gallery, a maior galeria de arte ao ar livre do mundo! Ela apresenta murais pintados em trechos preservados do Muro. Fomos conferir e tiramos fotos de algumas pinturas mais conhecidas.

Visitamos também uma exposição a céu aberto chamada Wall Museum. Lá é possível ler e ver fotos em painéis e ouvir áudios sobre a história do muro, ver pedaços dele e conferir a linha no chão que marca o local exato onde ele foi erguido.

Além disso, há diversos museus e memoriais que relembram a história e sua queda, como por exemplo o Memorial do Muro de Berlim.

Check point Charlie

O Check Point Charlie é um dos pontos mais famosos da fronteira entre a Alemanha Oriental e Ocidental. Esse local, era um posto de controle militar localizado na fronteira entre o setor americano e o setor soviético.

Portanto, foi palco de diversas tensões e incidentes. Hoje existe um posto de guarda original com uma placa histórica, marcando o local onde o posto de controle costumava ficar e é mais um ponto turístico para fotos.

Portão de Brandemburgo

O Portão de Brandemburgo é um marco icônico da cidade. Ele tem uma história rica e variada. Foi originalmente construído em 1791 como um arco de triunfo na entrada da cidade, para celebrar as vitórias militares da Prússia e homenagear a paz.

Entretanto, ao longo do tempo, se tornou um símbolo da unificação da Alemanha e da luta pela liberdade.

Trem entre Berlim e Praga

No terceiro dia pegamos um trem rumo à Praga.

Foi uma viagem surpreendente, pois, para nossa sorte nevou no caminho, e a paisagem que já era bonita ficou ainda mais especial. Por esse motivo, já valeu ter vindo no inverno.

A viagem durou umas 4 horas, porém, nem vimos o tempo passar. O trem é super confortável e além disso, possui um vagão restaurante onde podemos comer algo, enquanto apreciamos as lindas paisagens.

Praga

Chegando em Praga, ficamos hospedados na parte conhecida como Cidade Velha, e nos hospedamos em The Emblem Prague Hotel (o qual eu super recomendo!).

Do nosso Hotel, fomos a pé até a praça principal onde a cada hora em ponto, o relógio da Prefeitura toca todo seu repertório. Nas ruas próximas tinham muitos restaurantes com suas famosas cervejas e muitas lojinhas.

As lojinhas da Cidade Velha

O que me surpreendeu foi a quantidade de lojas de doces e balas dos mais variados tipos e vendidas a granel, assim como fiquei hipnotizada ao assistir a fabricação de um doce típico chamado trdelník.

A massa era enrolada em volta de um espeto que ficava girando sobre a brasa do carvão. Depois de pronto esse cone pode ser recheado e tinha várias opções de recheios. Eu confesso que gostei mais de ver fazer do que de comer…

Também dentre essas lojinhas, nos deparamos com uma, que foi bem inusitada: era todinha dedicada a patinhos de borracha! Acreditem, aqueles de banheira de bebê. Tinham patinhos de diversos tamanhos e caracterizados dos mais variados temas, como por exemplo super heróis, profissões, jogadores de futebol, personagens da Disney, da Marvel e etc.

Depois fui ler sobre o assunto, e descobri que eles ficaram mais famosos em 2001, depois que um pintor do Palácio de Buckingham, viu no banheiro da rainha Elisabeth II, um desses patinhos de borracha com uma coroa real.

Castelo de Praga: bela visita a Europa no Inverno

No dia seguinte pela manhã, fomos andando à pé e atravessamos a Ponte Carlos, uma das mais famosas do mundo e com uma vista magnífica da cidade.

Seguimos em direção ao Castelo de Praga, que apesar de não ser muito distante, a subida das escadarias foi parte difícil do caminho.

Chegando lá, vimos a troca da guarda, o que foi muito diferente e nunca visto pela minha filha até então. Demos uma volta por dentro mas, não entramos na catedral devido a uma fila imensa.

Igreja do Menino Jesus de Praga

Para os católicos e para os admiradores de igrejas, vale a visita à Igreja do Menino Jesus de Praga, cuja imagem de madeira do Menino Jesus é considerada milagrosa.

O mais interessante é que eles trocam os trajes da imagem dependendo da época e da cerimônia e cada cor da roupa tem seu propósito.

A Casa Dançante para finalizar essa viagem à Europa no Inverno

A Casa Dançante é um edifício cuja forma com curvas suaves e assimétricas, lembram um casal de dançarinos em movimento. É um dos marcos arquitetônicos mais famosos de Praga e abriga escritórios, restaurantes e um bar com vista panorâmica.

Conclusão sobre Berlim e Praga

O inverno em si, com o clima que pegamos por lá, foi mais um atrativo para nossa viagem. Isto porque, para quem vive no clima tropical, usar casacos compridos, gorros, cachecóis e botas, é sempre uma oportunidade única.

Aproveito e já deixo aqui marcado outro post com inverno, perfeito para quando você quiser esquiar na neve na Suíça.

Em resumo, Berlim e Praga são duas cidades são fascinantes para se visitar, pois oferecem uma ampla variedade de atividades e atrações que agradam tanto aos pequenos quanto aos adultos.

Descubra mais sobre De Malas Prontas

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.