Esqui na Suíça: deliciosa viagem na neve em família

Para quem ama esportes de inverno, esqui na Suíça é uma excelente sugestao!

Primeiramente, a infraestrutura de lá é sensacional e recebe muito bem os turistas com resorts, pistas de esqui, trens, teleféricos, entre outras atrações imperdíveis. Para deixar você a par de como é uma viagem para praticar esqui na Suiça, convidei minha grande amiga Paula para compartilhar no blog suas experiências .

Confira o relato da Paula que fez essa viagem em família em março desse ano de 2019:

De São Paulo até a Suiça

A viagem de São Paulo até a Suiça foi bastante tranquila e teve duração de cerca de 14 horas:

“Saímos de São Paulo-GRU pela Air France com destino a Genebra e com escala em Paris . O vôo até Paris durou 12 horas e a parada umas 2 horas – não pegamos as malas mas passamos na imigração para pegarmos a conexão para Genebra.

Já esse outro voo Paris- Genebra era bem curtinho, menos que 2 horas. Então, descemos em Genebra e pegamos um trem dentro do próprio aeroporto que nos levou a Aigle.

A viagem foi super tranquila e divertida, além do que a paisagem era maravilhosa! De Aigle seguimos de carro até Les Diablerets, um importante centro de esportes de aventura.

Quando chegamos em Les Diablerets estava nevando, era primeiro de março e apesar de estar nevando, esse clima é considerado “quente” para o inverno. Assim, nas 4 noites que ficamos lá o clima oscilava de -2 a +2 graus celsius.”

Onde se hospedar para praticar esqui na Suíça

Por conta da alta demanda em épocas de inverno, é super aconselhável que você pesquise antecipadamente onde vai se hospedar. No site do Booking, por exemplo, é possível encontrar hotéis e chalés super confortáveis para toda a família.

le-diabrette-chales

“Alugamos um chalé que consistia em quarto com uma mini cozinha e um banheiro. Era bastante simples porém bem confortável e quentinho. Suficiente para dormirmos, tomarmos banho e ‘secarmos’ as roupas de esqui para o dia seguinte no calor do quarto.”

Refeições

Em termos de o que comer, a Europa como um todo é um verdadeiro show gastronômico. Para quem vai praticar esqui na Suíça, a história não poderia ser diferente. As maravilhas gastronômicas vão desde refeições mais simples como crepes, até refeições completas no almoço e jantar.

crepe no Le Muguet
Hora do crepe no delicioso “Le Muguet”

“Não fizemos refeições no nosso chalé, pois meu cunhado e a família estavam no chalé do lado que era um pouco maior. Também comemos um crepe maravilhoso em um restaurante da cidade e em outras vezes comemos na própria estação de esqui, que era um pouco mais caro, porém saborear um fondue com aquela vista, com certeza, valeu a pena.”

esqui-na-Suíça
Carol e a vista do restaurante na estacao de ski

Seguros Promo

Esqui na Suíça em família

Entretanto, quem nunca praticou esqui na neve, é possível que a experiência traga algumas inseguranças. Principalmente para quem viajar para esquiar com crianças. Mas é importante lembrar que as pistas de esqui contam com profissionais super preparados para auxiliar o visitante. Por isso, o único trabalho do turista é aproveitar.

“Alugamos as roupas e os equipamentos de esqui e no dia seguinte começamos as aulas.

suíça aula ski para criança

Para tanto, compramos passe de dois dias para a montanha e marcamos aulas para toda a família. Inesperadamente, para minha filha de 6 anos, conseguimos uma professora que falava português de Portugal e isso acho que ajudou muito na adaptação dela com os esquis. Ela ficava praticamente sozinha com a professoras e eu e meu marido com outra professora.”

Como chegar às montanhas

“A subida até o local das aulas era por um teleférico com a cabine fechada, tipo o do Pão de Açúcar. E nele cabiam 8 pessoas com seus equipamentos que ficavam no suporte do lado de fora.

Já nessa subida, a vista impressionava. Como enxergávamos durante a subida algumas pegadas de animais deixadas na neve, a brincadeira era adivinhar de qual animal era.”

bondinho alpes
Bondinho que leva ao topo da montanha

E as roupas para praticar Esqui na Suíça ?!

“Caso encontre essas temperaturas como no período que fomos, o ideal é não exagerar nas camadas de roupa, pois na hora da aula, acabávamos com calor . Um casaco e um fleece estava bom para mim. Entretanto os mais calorentos, uma camiseta e um casaco de neve bastava.”

Trenó, trilha e mais esqui

“Em uma das tardes fiz o passeio de trenó com meu marido. Nesse caso, era uma trilha de 7 km e, que para minha surpresa, até foi fácil de dominar.

Porém, não posso dizer o mesmo quanto às aulas de esqui, que eram difíceis e muito cansativas. Ficar em pé e deslizar era a parte fácil! Entretanto, o difícil era conseguir parar e é claro, levantar do chão – afinal, algumas vezes se jogar era a última alternativa para a parada!

passeio treno alpes
Eu e Fernando no passeio de trenó

Realmente as crianças têm mais facilidade: mesmo com pouca idade, minha filha Carol nos surpreendeu muito com tanta habilidade.”

Nem só de esqui na neve vive a Suíça

Além do esqui na neve, existem outras diversas opções de atração na região que a Paula visitou:

“No segundo dia, optamos pelas aulas de esqui durante a manha, entretanto à tarde deixamos para patinar no gelo, fazer boneco de neve na varanda do chalé…

esqui-na-Suíça

Entretanto, no terceiro dia, após a aula, fomos para um lugar bem diferente a uns 40 minutos de Le Diabrete. Isso porque o destino eram piscinas com águas termais bem quentinhas e, acredite, ao ar livre!

Tinha uma correnteza em forma de um caracol, onde as crianças se divertiam aos montes, sauna, bolhas, chuveiros com duchas fortes que massageavam as costas e até um tanque com água super geladas para quem quisesse um choque térmico!!!!

Foi bem legal! Assim, como era de se esperar, as crianças adoraram! Principalmente porque ficamos a tarde inteira de molho, já que no dia seguinte… fomos para Paris! ”

Cuidados pré-viagem para praticar esqui na neve

Embora praticar esqui na neve na Suiça realmente pareça um sonho, é preciso tomar cuidado quanto a segurança. Alem disso, na Europa o seguro viagem é obrigatório, porém, é necessário checar se o seguro contratado tem cobertura para esportes radicais.

Fazer uma cotação personalizada é fundamental, por isso indicamos a Seguros Promo que trabalha com as melhores empresas de seguro viagem e ainda temos um desconto para os leitores do blog na hora da contratação.

E um pouquinho de Paris!

O trajeto ate a Paris foi feito de trem. Como a chegada foi no finalzinho do dia, a melhor opção foi ir direto ao hotel para descansar.

‘No dia seguinte já tínhamos comprado tickets para subir na torre Eiffel! Vale a pena comprar antecipado pois chegamos e logo que deu nosso horário já subimos.

Depois de lá fomos em direção ao Louvre. No caminho comemos em uma feira livre que tinha no caminho e experimentamos varias comidinhas em diversas barracas.

Como compramos o ingresso ao chegar no Louvre, já não tinha mais o fone disponível com as explicações. Entretanto, para as crianças, tem um livrinho tipo passaporte que você pode pedir no balcão de informações. E nele tem uns selinhos com as principais obras e um mapa com a localização de cada uma delas para a criança achar e colar no passaporte.

Ficamos umas 2h no Museu o que foi suficiente para uma criança de 6 anos… após esse passeio, ainda andamos pelas Champs-Élysées e jantamos em Saint Germain

Como no dia seguinte subimos o charmoso bairro de Montmartre, conhecemos a basílica de Sacré-Couer e passeamos pelas ruazinhas e lojinhas por perto. Aproveite para saborear um sorvete no Amorino… Dos deuses!

Já para quem gosta de pães, recomendo a Boulangerie Alexine. Contudo, não tem onde sentar para comer, por isso vale comprar o delicioso pão, seguir para mercado a fim de comprar a maravilhosa manteiga francesa e fazer um piquenique.

Como passamos no final da tarde na Galeria Lafayette, acabamos jantando por lá.

“No nosso último dia, nos despedimos da cidade jantando um crepe parisiense e voltamos para São Paulo felizes e com o coração cheio de novas experiências.”

Paula Fuso

Dica Extra

Por ser um continente menor e diversos locais interessantes estarem pertinho uns dos outros, uma opção é alugar um carro, caso não queira a opção de viajar de trem ou mesmo avião

Pra evitar altas taxas e dores de cabeça na viagem, é interessante que você alugue o carro ainda no Brasil. Algumas locadoras conseguem entregar o veículo já no aeroporto do país de destino. Ou seja, você pode já chegar dirigindo!

Muito obrigada, Paula pelo relato da sua viagem em família! Com certeza, vai ajudar muito aos viajantes que quiserem se programar para praticar esqui na Suíça!

Aliás, se você quer outras opções de roteiro de inverno na Europa, veja esse post com a dobradinha de Berlim e Praga na mesma viagem.

E você, já praticou esportes na neve? Conta aqui nos comentários como foi a experiência!

Descubra mais sobre De Malas Prontas

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.