Cancelamento de passagem aérea: aprenda como fazer

Cancelamento de passagem aérea: aprenda como fazer

Já precisou fazer cancelamento de passagem aérea?

Pois bem, planejar uma viagem é sempre uma ótima ideia. Ainda melhor quando a gente entra em um avião rumo ao nosso destino. Porém, nem sempre as coisas acontecem da maneira que planejamos. Imprevistos acontecem e podem fazer com que a viagem precise ser alterada. Em momentos como esse, uma das maiores questões levantadas tem a ver com o cancelamento de passagem aérea. Veja que é possível sim cancelar a sua passagem. Aprenda como!

Quando posso efetuar o cancelamento de passagem aérea?

Uma das dúvidas frequentes dos passageiros é sobre quando é possível fazer o cancelamento das passagens aéreas. Teoricamente, todos os passageiros possuem o direito de cancelar a viagem sempre que desejarem. Entretanto, na prática, esse serviço de cancelamento de passagem não funciona assim tão simples. Isso porque cada companhia aérea possui um regulamento diferente, portanto, é preciso estar muito atento na hora da sua compra.

Os métodos e regulamentos de cancelamento de passagem são tão variáveis que, mudam até mesmo com a forma de compra. Por exemplo, caso você tenha efetuado a compra pela internet ou por telefone, normalmente, é possível fazer o cancelamento no prazo de 7 dias. Além disso, a cia aérea reembolsa integralmente o valor, sem nenhum tipo de multa ou taxa.

Entretanto, caso você compre pessoalmente em alguma loja física, seu tempo de cancelamento diminui para 24 horas. Caso o prazo tenha vencido, ainda é possível solicitar o cancelamento com outros tipos de ressarcimento. Nesse caso cada companhia aérea, dependendo do tipo de voo e tarifa, cobrará uma taxa ou multa, retendo parte do valor pago.

Lembre-se sempre de conferir o regulamento e os contratos assinados com as companhias aéreas. Assim como avalie outras possíveis opções como mudança de data, destino ou até mesmo adquirir crédito para um compra futura.

Seguros Promo

Como fazer o cancelamento da passagem aérea?

Caso realmente não exista a possibilidade de viajar e necessite cancelar as passagens, siga essas dicas que podem te ajudar:

Ao comprar esteja atento ao regulamento

No momento em que você vai comprar a passagem, esteja atento as regras tarifárias e se informe sobre quais são seus direitos, inclusive quanto aos cancelamentos. Isso porque, existem diferentes tipos de tarifas com características próprias, como multas e taxas de cancelamento, assim como remarcação de voo.  

Ou seja, passagens promocionais, por exemplo, terão devolução dos valores pagos mais baixo nesses casos. Inclusive esses pagamentos de multas e taxas para cancelamentos pode chegar a 80% do valor pago no bilhete promocional. 

Como cancelar passagem comprada pela internet

Se você costuma comprar pela internet, saiba que o Código de Defesa do Consumidor (CDC), em seu artigo 49, garante o “direito de arrependimento” da compra. Para isso, tem-se o prazo de 7 dias da assinatura do contrato ou ato de recebimento do produto ou serviço. Entretanto, é válido apenas para compras feitas fora do estabelecimento comercial, como é o caso da compra pela internet.

E vale dizer que esse prazo começa a contar na data da emissão da passagem, portanto, esteja muito atento a isso. Outra coisa interessante é que, nesse caso específico, não é preciso dar nenhum tipo de justificativa para solicitar o cancelamento. 

Lembre-se ainda de registrar essa solicitação e guardar documentos como emails, imagens da tela do computador / celular, entre outros. Tudo isso para evitar dores de cabeça com a empresa aérea posteriormente.

A Lei não determina a forma que se deve usar para pedir o cancelamento, mas, convém que você faça de uma forma registrável. Dentre as mais seguras temos telefone com protocolo de atendimento ou email. 

Caso a empresa se recuse a cancelar suas passagens, você poderá pedir auxílio do Procon ou ate mesmo ingressar em juízo.

Em sua resolução 400 / 2016, a ANAC (Agencia Nacional da Aviação Civil) tratou expressamente da desistência da compra de passagem aérea. Porém, ela estipulou o prazo de 24 horas. Isso pode levar algumas cias aéreas a quererem diminuir a eficácia do prazo de 7 dias previsto no CDC. Portanto, para ajudar nesse entendimento jurídico, indico esse artigo que explica em detalhes a legislação e jurisprudência sobre o tema.

Casos especiais para o cancelamento de passagem aérea

Alguns casos especiais podem mudar os regulamentos ou as regras gerais. Veja abaixo alguns deles.

Doença ou falecimento

Em algumas situações específicas, os passageiros tem a possibilidade de solicitar o cancelamento sem que pague multas abusivas. Os casos mais comuns em que essa situação se aplica são problemas de saúde e falecimento na família. Nesses casos, o Código Civil determina que a companhia aérea só pode reter de 5 a 10% do valor pago. 

24 horas para cancelar passagem aérea

A ANAC passou a determinar de forma especifica o direito do comprador de pedir o cancelamento das passagens em até 24 horas. Isso, independentemente de terem sido compradas dentro ou fora do estabelecimento comercial. Nesse caso, o cancelamento não acarretará nenhuma taxa para o consumidor. Porém, entre a data da compra e a data da viagem o prazo deve ser de 7 dias.

Após essas 24h, é possível solicitar apenas o reembolso ou a remarcação do vôo. Porém, nesses casos, entram em jogo as políticas da companhia aérea e as multas estipuladas por elas. Por isso, mais uma vez, atenção as regras de cada tarifa. De maneira alguma o valor da multa será maior do que o preço da passagem. Inclusive, o valor do reembolso deve necessariamente incluir a taxa de embarque e outras taxas aeroportuárias. 

Como realizar o reembolso

Se você conseguiu o reembolso da sua passagem aérea de forma total ou parcial, note que ele pode ser realizado de duas maneiras: crédito com a companhia ou devolução do dinheiro.

Para quem optou pela devolução do dinheiro a empresa pode negociar a forma como o dinheiro será devolvido e os prazos podem variar. Por exemplo, se fez sua compra com cartão de crédito, a companhia aérea possui até uma semana para devolver o valor. Isso se a compra foi de fato feita por meio da companhia, pois caso você compre por meio de agências de viagem, esse tempo pode aumentar.

Caso você opte por receber créditos, também é preciso consultar o regulamento. Isso porque cada empresa possui regulamentos referentes à utilização posterior desse crédito e data de validade. Além disso, saiba que apenas o valor da passagem aérea cancelada será utilizado como crédito. Já taxas e outras possíveis tarifas são devolvidas também no prazo de uma semana.

Para realizar todos esse procedimentos e solicitar o cancelamento da passagem, entre em contato com a empresa em qualquer uma de suas plataformas de contato.

Se ainda sobrou alguma dúvida, não deixe de comentar aqui no blog!

Para saber mais sobre documentos de viagens, veja no blog: emissão do passaporte brasileiro e ainda solicitação de visto americano.


Descubra mais sobre De Malas Prontas

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *